02/03/2011

Mudanças que espero no Legislativo vianense... está mudando, eu acredito.

Uma coisa que é recorrente nas gestões do Legislativo vianense entre tantas outras e que ajudam a demonstrar a fragilidade perante um bom percentual de vianenses  diz respeito a falta de critérios para o uso sequencial na TRIBUNA LIVRE, no encerramento da Sessão Ordinária.

Um vereador espera o outro. Será pelo motivo de não ter o que falar e esperar para falar sobre o que o antecedente falou? Há muitos anos pergunto-me, será que a comunidade percebe.

Será que sete dias não são suficientes para os vereadores e vereadoras construíremuma Pauta de trabalho e assuntos?

Uma alternativa seria organizar de comum acordo com os Pares da Casa um rodizio. Quem fala primeiro numa segunda, na outra será o último e assim sucessivamente. A ordem constaria já no próprio cronograma da Sessão. Quem deixa passar a sua vez, perde o direito. É uma falta de respeito de uns com os outros e fica ridículo ouvir o presidente dizendo que vai encerrar a Sessão e daí alguém levanta o braço ou o presidente encerra mesmo - ficando a comunidade sem uma manifestação sobre algo importante que deixou de ser tratado pelos legisladores.

Não sei, mas pela minha experiência, pequena na área, outro absurdo abissal, abismal é que existem líderes de bancadas e na maioria esmagadora das vezes a PRESIDÊNCIA DENEGA O DIREITO DE UM LÍDER MANIFESTAR-SE.

Que parlamento a Liderança não pode  manifestar-se, no mínimo, uma vez por sessão? Não falar é umaprerrogativa também. Os bons não são só os que falam. Os bons políticos são os que fazem e falam.

Gente, assunto de líder, tema que vai abordar, é uma prerrogativa só dele. Então, no legislativo municipal de Manoel Viana, o líder do meu Partido, o líder do PTB, por exemplo, não pode fazer uma crítica ao governo federal ou registrar  presença do seu partido no governo Estadual, ou sobre um evento que está por acontecer. Líder é a voz sonante dos representados e do Partido. Estarei errado?


Será, ... que é assim mesmo?  Questiono-me.

Um comentário:

  1. Isso é fato, pois outro dia acompanhei a seção, na qual a presidente das artesãs de Manoel Viana, usou a tribuna para solicitar apoio na a casa legislativa para algumas reivindicações,ao término de sua fala, o presidente do legislativo perguntou aos nobres vereadores se algum gostaria de se manifestar, silêncio, ninguém quis, derrepente o Ver. Geovani,foi a tribuna e teceu alguns comentários sobre o assunto, daí todo mundo quis falar, esperaram alguém dar o pontapé inicíal, para dizer também estavam solidários com a causa, o primeiro a se pronunciar logo após a presidente da classe, no mínimo deveria ser alguém que representa o executivo, de fato quando alguém não tem o que mostrar ou falar oque está sendo feito o melhor as vezes é ficar calado e isto esta administração sabe fazer bem, e a tua sugestão tem apoio.

    ResponderExcluir