26/03/2011

Passo Novo, Tigre e Rincão Alegre sofrem com temporal de ontem

Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3253945.xml

Pelo menos 12 cidades do RS registram em 24 horas chuva acima da média do mês inteiro

Granizo e precipitação provocaram prejuízos em lavouras e destelharam casas no Estado

Atualizada às 13h30min
Eduardo Matos | eduardo.matos@zerohora.com.br

Chuva e granizo provocaram alguns transtornos no Rio Grande do Sul, entre ontem e hoje. Em pelo menos 19 municípios gaúchos, choveu acima de 100mm nas últimas 24 horas, segundo balanço da Defesa Civil do Estado (veja abaixo). Em pelo menos 12 deles, a precipitação ficou acima da média do mês inteiro, que varia entre 120mm e 130mm, segundo a Central de Meteorologia da RBS. Resultado de tanta chuva em pouco tempo: casas destelhadas, ruas alagadas e lavouras perdidas.

Também foi registrada queda intensa de granizo em Alegrete, provocando estragos. O distrito de Passo Novo foi o mais atingido. Pelo menos cinco casas foram destelhadas. A moradora Débora Lima foi uma das prejudicadas. Ela conta que o granizo foi por um período curto, porém com pedras grandes, quase do tamanho de bolas de tênis.

Nas localidades de Tigre e Rincão Alegre, o granizo provocou prejuízos nas lavouras de arroz. A agente da Defesa Civil de Alegrete Guiomar Kullman diz que o trabalho agora é de levantamento dos prejuízos e distribuição de telhas.

Em Não-Me-Toque, também caiu granizo, mas não há registro de destelhamento. Há relatos de granizo também em Jaguari, na localidade de Santo Izidro. Houve prejuízo nas lavouras de soja, milho e mandioca.

Em Ibirubá, o Rio Pulador transbordou alagando pelo menos 40 residências. Houve queda de granizo no distrito de Alfredo Brenner, onde várias propriedades rurais foram atingidas. A prefeitura distribuiu lonas e esta manhã começou a fazer o levantamento dos prejuízos.

Na cidade de Paim Filho, estradas do interior e lavouras de soja e de milho foram danificadas pela chuva. Casas e até a delegacia de polícia ficaram alagadas. Em Maximiliano de Almeida, município vizinho, além da chuva, houve vento forte acompannhado de granizo. Árvores caíram e até animais em propriedades rurais morreram atingidos por galhos de árvore e por granizo. O prejuízo ainda está sendo avaliado. As estradas no interior ficaram intransitáveis.

Já a chuva mais forte ocorreu entre o Centro e o Norte do Estado. A maior precipitação foi registrada em Nicolau Vergueiro, com 180mm, mas não houve transtornos. No município de Colorado, 10 casas foram invadidas pelas águas do Arroio Quatí, que transbordou. Como a chuva foi por um período curto, os moradores permaneceram nas residências até baixar a água.

Em Selbach, a chuva alagou 15 casas na localidade de Linha Santa Fé. Diversos bueiros ficaram entupidos com o entulho levado pela chuva. A Secretaria Municipal de Obras providencia a desobstrução.

Em Ijuí, bombeiros registraram grande quantidade de ocorrências de alagamento de ruas. Uma família, que ficou ilhada em casa, precisou ser resgatada.

Confira as cidades que registraram maior volume de chuva e como está o tempo em cada uma delas, conforme a Defesa Civil do RS:
NICOLAU VERGUEIRO - 180.0 mm (nublado)
COLORADO - 175.0 mm (chove forte)
NÃO ME TOQUE - 150.0 mm (chove forte)
SELBACH - 135.0 mm (chove forte)
CONDOR - 130.0 mm (nublado)
FORTALEZA DOS VALOS - 130.0 mm (chove fraco)
IBIRUBÁ - 130.0 mm (chove forte)
ILÓPOLIS - 125.0 mm (chove forte)
PANAMBI - 125.0 mm (nublado)
AJURICABA - 120.0 mm (nublado)
BOZANO - 120.0 mm (garoa)
VICTOR GRAEFF - 120.0 mm (chove fraco)
VILA MARIA - 117.0 mm (chove fraco)
SÃO DOMINGOS DO SUL - 115.0 mm (nublado)
SINIMBU - 115.0 mm (tempo bom)
VANINI - 115.0 mm (chove forte)
CARAZINHO - 110.0 mm (nublado)
GUABIJU - 107.0 mm (chove fraco)
CATUÍPE - 105.0 mm (nublado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário