18/08/2011

Luis Augusto Lara debate parceria que pode beneficiar pobreza extrema


Secretário Lara debate ações de parceria com o SESI/RS

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, reuniu-se com o Superintendente do SESI/RS, Edison Lisboa, para debater a manutenção e ampliação de ações conjuntas, principalmente, na área de qualificação profissional. “Esta ação será prioritária a partir do segundo semestre deste ano, sendo que a expectativa é de que possamos chegar a cerca de 20 mil pessoas capacitadas, principalmente, entre aquelas atendidas pelos programas sociais do Governo Federal”, afirmou Lara. Ele lembrou que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está priorizando as ações a serem realizadas também junto à população em situação de pobreza extrema, que são os que não estão cadastrados em nenhum tipo de programa social. Segundo ele, cerca de 100 mil pessoas no RS deverão ser incorporados através da busca ativa, podendo contar com documentação e a inclusão em projetos de habilitação para o trabalho.

“Queremos incentivar as entidades e empresas a participarem de forma mais forte no trabalho de qualificação, por meio da Lei da Solidariedade, que permitirá a implementação de ações até o teto de R$ 21 milhões, a serem concedidos através de isenção fiscal”, enfatizou o secretário da STDS. Para Lara, este é o momento em que os “produtores sociais” serão importantes, consolidando programas que poderão auxiliar de forma importante na capacitação dos trabalhadores e das famílias mais pobres, que necessitam de geração de emprego e renda. Entre os programas que o secretário Luís Augusto Lara debateu para ações conjuntas com o SESI e demais instituições do Sistema S estão os projetos das Hortas e Padarias Comunitárias.

O superintendente do SESI/RS, Edison Lisboa, reafirmou a intenção da entidade em manter ações dentro da Rede de Parcerias, inclusive com a aproximação junto a outras instituições, como o Senar, SEBRAE, Sescoop e SENAI. “Acredito que temos muito a fazer conjuntamente, sobretudo, em municípios menores, nos quais a qualificação profissional ainda precisa ser dinamizada, abrindo novas perspectivas para trabalhadores e empreendedores, através de diferentes programas”, sustentou.

O encontro foi acompanhado pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Edilar Cruz. Ela lembrou a importância de investimentos na área social, qualificando os trabalhadores e população de menor renda, o que trará impacto positivo na melhoria do atendimento das demandas do segmento de assistência social no Estado. "A realização da Conferência Estadual de Assistência Social, com o apoio do Governo do Estado, é um passo importante para que o assunto seja discutido com melhores condições, em um evento que mobilize todo o RS", enfatizou Edilar.


Att.

Assessoria de Comunicação Social do Deputado Estadual Luís Augusto Lara
Presidente Estadual do PTB


Nenhum comentário:

Postar um comentário