07/09/2011

DESFILE DA PÁTRIA VIANENSE NESTE SETE DE SETEMBRO ENCANTOU A TODOS

 Na tarde de 07 de setembro de 2011 a cidadania que temos pelas vias da educação apresentou-se na avenida Ibicui - Manoel Viana, no Desfile da Pátria prestigiado por um grande público.

A grande homenageada foi a Escola Municipal  de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini  que em 01 de agosto último comemorou 50 anos.
 Diretor da Escola homenageada professor Oclides Pinto Bairros desfila na avenida no encerramento do desfile da escola.
                Escola Estadual Paulo Freire  iniciando seu desfile diante das autoridades e do público presente
                                                  A Legalidade e seus 50 anos foram historiados na avenida Ibicui  pela Escola Estadual Salgado Filho

Henrique Cortez representou Leonel Brizola - uma viagem a 1961 vivida nas lembranças de 2011.


No ano de 2011 assisti todo o desfile na esquina da rua Presidente Vargas com a avenida Ibicui, ... sorvendo uns chimarrãos e trocando ideias com pessoas da nossa comunidade. Foi possível vivenciar um pouco da Manoel Viana que temos e sentir os sonhos da Manoel Viana que queremos. Lembramos da vila que se desfilava nas pedras comparadas ao asfalto de hoje.

Observar a criançada e a juventude desfilar;
 observar nossos mestres das Escolas Municipais, das Escolas Estaduais e das Creches;

 observar lideranças comunitárias, religiosas, tradicionalistas e funcionários públicos municipais dá-nos a dimensão e o grau de riqueza que o município possui e que aparece muito pouco no transcurso do ano. São anônimos que nos pequenos grupos seguram o desenvolvimento local.

Milhares de fotos foram feitas e vão circular na mídia e nas vidas dos vianenses, ... as minhas foram poucas , mas à medida do possível publicarei outras.

Uma outra linda lição da avenida foi o convívio de gremistas e colorados, alunos e mestres, ... formando em certos momentos um mar misturado de azul,preto, branco e vermelho.

No final assisti e ouvi os últimos acordes da Banda da Escola Manoel Viana, cantamos o hino do Brasil e do Rio Grande do Sul, ... as autoridades se falaram foi no início, não assisti, mas no final nem para agradecer quase 100 alegretenses que desfilaram aqui, quiça, o belo trabalho do município 2011, que nunca mais voltará.

Uma pena que Manoel Viana não aprende a falar, pelas autoridades, para agradecer,  e para servirem de referência pública.

Ontem falou-se pouco, hoje quase nada e amanhã, claro, também. A arte da fala não é só para os "politiqueiros" , ou como uns dizem "politicagens",  mas caminhos para valorizar quem faz para que não desista e siga fazendo. Quantos desistiram. Chega,  queremos inclusão verdadeira e de todos para todos.

É minha opinião e registro, para honrar aquele 07 de setembro de 1822.








Nenhum comentário:

Postar um comentário