A seguir reparto com meus leitores os quase noventa minutos oferecidos ´`a história e à cultura que foram historiados no PROGRAMA SABATINA 95 - Rádio Líder FM, neste 22 de outubro de 2011, produzidos e apresentados por Éden Caldas com a missão tratar a temática II RIO EM RIMAS CIDADE DE MANOEL VIANA que vai acontecer de 04 a 6 de novembro de 2011 , em Manoel Viana, no CTG Vaqueanos das Missões.
Como pano de fundo e principal estavam os homenageados de festival este ano: Chiquinho Salles e im memoriam Chico Guareschi.
ARIOVALDO DE FREITAS GUARESCHI – CHICO GUARESCHI – nasceu em 1952 e faleceu em 1992. Participava ativamente da história do CTG Sentinela das Missões até 1992. Integrou, por exemplo a Invernada Artística e sempre que havia uma trova, jogo de tava, carreira, jogo de carta ou envolvimento política lá estava Chico Guareschi. É co-autor com Francisco Salles do livro TRADIÇÃO, PÁTRIA E QUERÊNCIA. Algumas composições do poeta: Homenagem a um velho pingo; Velório da Tia Candinha; Sonho Cruel e Bochincho em pagos alheios, entre outras. As lembranças feitas por mim e pela professora Zélia Guareschi Fagundes e, pela voz das Prendas, com certeza, professor Éden Caldas, mexeu com nossa Cidade.
Zélia Guareschi – Professora e amiga de Chico Guareschi e Protázio Luiz – Presidente do Festival II RIO EM RIMAS CIDADE DE MANOEL VIANA , este que abriu e encerrou a participação.
Paulo Pugliero – advogado e pesquisador de histórias locais
Valdevi de Lima Maciel – tradicionalista, historiado/pesquisador das histórias de São Francisco de Assis, ...apresentador de festivais da trova.
June de Moura – 1ª. Prenda Adulta de Manoel Viana.
Estiveram também Jeniffer Luiz, Vitória Luiz, Carla Naisinger, Nedi de Moura e denia Maria de Deus.
Valeu Isadora Nunes.
Fomos recebidos com alegria por Rubens Dones, Jonas Dones e pela Aninha.
O Âncora foi o professor éden Caldas que escreveu uma página de resgates da história viva de Manoel Viana.
Francisco Carlos Salles – Chiquinho da Vila – Nasceu em 08.02.1938 na vila de Manoel Viana – portanto assisense de nascimento. Filho de Inácio Mariano de Salles e Erondina Alves de Salles.Fez a 2ª. série do 1º grau. Compositor de poesias e de trovas. Início das atividades – a partir dos 11 anos iniciou a fazer poesias, inspirado na mãe , com a poesia LAMENTO DE FILHO. Acompanhou Gildo de Freitas por seis meses durante o período do TRIO GAÚCHO sob comando de Raul Sotero.
Publicou vários Livros:
NA SOMBRA DAS TIMBAÚVAS
ALVORADAS PAMPEANAS
TROPILHA DE VERSOS XUCROS
TRADIÇÃO, PATRIÁ e QUERÊNCIA
RAÍZES DE UM PAGO CHUCRO
E OUTROS.
Alguns títulos de POESIAS DE CHIQUINHO SALLES
Do jeito que eu vim no mundo
Tropilha de versos chucros
Primeiro centenário de são Francisco de Assis
Orgulho de ser chiru
Tradição, Pátria e querência
Raízes de um pago chucro
Aniversário poético
Pobreza não é defeito
O passado e o presente
Peão caseiro de estância
Os guachos que eu considero
Cavalo velho
Fatos e comparações
As mentira do Candinho bicharedo
Deixei da tava
São Francisco de Assis
O álcool , a vida e a felicidade
O andarilho
Bolicho dos Abusados
Gaudério
Sem leço e sem documento
Aparição
Umbu solitário Rio Grande serrano
Casamento bagual
Adeus querido compadre
Carreirada cuiúda
Enterro de um rico pobre
Vaqueanos dos versos
Fechando a porteira
Pedaço de história
Encontro de dois Poetas
Cusco do Pago e Outras.
As palavras que nós na mesa de debates emitimos são gotas na história do Chiquinho Salles. Obrigado Valdevi Maciel, Éden Caldas, prendas que leram trechos de suas obras, ... abriram janelas, como disse a professora Zélia, para nós continuarmos abrindo portas e escrevendo histórias da nossa gente.
Nas mãos da juventude a história das rimas forjadas na história assisense e vianense, ... muito mais no festival, em novembro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário