31/03/2014

Uma história em 22 historinhas, ... retro: 22 anos de Manoel Viana e muito MAIS.

                          

1.Que história.  O Rio Ibicui amadrinha a humanização e a história da localidade que muito antes de se pensar em povoado tinha a serventia de servir de passagem para cavaleiros e carreteiros, no intercâmbio comercial regional.

2. O serviço de barcas antecedeu a construção da Ponte General Osório.

3. Em meados de 1945 teve inicio a construção da Ponte General Osório, concluía e inaugurada em 1950, no Governo Estadual de Walter Jobim, que hoje dá nome a rua de acesso e saída da Cidade.

4. O  Passo Novo do Ibicuí, localizado no 3º Distrito de de São Francisco de Assis permaneceu com esse nome até 1939 quando passou-se a chamar-se Vila de Manoel Viana.

5. A primeira Comissão de Emancipação - Primeira reunião: 01/12/1984(Ata nº 01) – Salão Paroquial - Leo Durlo(presidente), Higino Gatiboni, José Renato Dorneles, José João da SilveiraAzambuja, Hélio Suliman Trentin, Íris Valls Filho, Rosomar Lara Luiz, Valter Fernandes Antoline, Mariza Regina Dorneles, Nedi Oliveira Severo, Adão Veçosi Corcini, Delciro Veçosi Corcini, Matroa de Moura Lara, João Lídio Antolini, Olidio Tonin, Tito Paulo do Nascimento, Edegar Migliorini, Mario Carvalho, José João Silveira Garcia, Ricardo Jaime Freitas, Milton Mundstok, Dorvalino Valdemar Nogara, Henrique Edilberto Porto, Dr. Domingos Fernandes Cunha, Osvaldo Rocha, Luis César Correa Dias, Rosalina de Bairro, João Venâncio de Azambuja, Miguel Colpo e Francisco Sanchotene.

6. A segunda e definitiva Comissão de Emancipação – 1ª reunião 24.03.1990(ata nº 01) – Salão Paroquial - Leo Durlo (presidente), Higino Gatiboni, José Renato Dorneles, Trajano da Silveira, Edison Silva Conrad, Acelino Colpo, Eva Noeli Jardim Antolini, Evilázio Bairro, Silvia Fernandes da Silva, Fredimar Guedes, José  Silveira Garcia, Hélio Suliman Trentin, Rosomar Lara Luiz, Valter Fernandes Antoline,  Adão Veçosi Corcini, Delciro Veçosi Corcini, Matroa de Moura Lara, João Lídio Antolini, Olidio Tonin, Tito Paulo do Nascimento, Mario Carvalho, Henrique Edilberto Porto,  Luis César Correa Dias, Rosalina de Bairro Köhler.

7. O Plebiscito emancipatório em 10 de novembro de 1991 com  2087 votos SIM,  195 votos Não, brancos 17, Nulos 17, percentual pelo Sim foi de 90, 1%. Votaram 2316 eleitores.  O escrutínio dos votos foi CTG Sentinela das Missões e o Comício da Vitória foi na hoje rua Delcírio Pinto(Praça Central).

8. Transforma-se em Município brasileiro em 20 de março de 2014 a partir do decreto-lei nº 9.542, no então governo de Alceu de Deus Collares – PDT.

9. Foram Prefeitos municipais: Leo Durlo/Pacífico Saldanha (1993-1996);Miguel Garaialdi/Ione Caminha(1997-2000); Ione Caminha/Carlos Pio Vessozi (2001-2004); Gustavo Medeiros/Nei Porto(2005-2008); Ione Caminha/Carlos Pio Vessozi (2009-2012) e atualmente, Silvana Salbego/Leo Durlo (2013-2016).

10. Faz limites com os municípios de Itaqui e Maçambará, ao Norte; com Alegrete, ao Sul; com São francisco de Assis , ao Leste e com São Borja, ao Noroeste; possuindo em torno de 1.390,7 km², clima predominantemente subtropical e município integra o Aquífero Guarani.

11. A história do CDV – Conselho de Desenvolvimento de Manoel Viana, da criação da Rádio Ibicui FM, da chegada do Assentamento Santa Maria do Ibicui, do abandono das Obras da Barragem do Itu, as lutas e conquista do asfaltamento da ERS 377 e o sonho do asfalto na ERS 176, a Praia do  seu Italo, Praia do seu Pedro, Praia do Silêncio, Praia e Camping Rainha do Sol, a criação da expressão pérola do Ibicui por Ogier Rosado, o Churrasqueando do Deniz Biscaíno e suas histórias não escritas, os blocos de carnavais, os jornais que fizeram a notícia, o movimento sindical, comunitário e o surgimento das entidades tradicionalistas, as Igrejas, partidos políticos e times de futebol.

12.  Ao alargar-se a história dos 22 anos temos, também, a História das Escolas Salgado Filho, Rui Ramos, Manoel Viana, Alberto Pasqualini, Henrique Dias, Érico Veríssimo, Maria Veni Lottermann e CIANE, professores inesquecíveis e uma comunidade escolar que gerou cidadãos para o mundo, em diversos segmentos.

13. Como esquecer  a Cobeba, Bar do Edu, a Lancheria Comes e Bebes, o Texacão, o Bar e Armazém do seu Braga, o Posto Ipiranga, O pingo de Mel, a frase Praça: uma vergonha de um povo, de agosto de 1990, o Barbeiro Adão penteado, o Grupo Joan Mottini, o show do Tico-tico e Beija-Flor, a Associação Comercial e Industrial de Manoel Viana, a impulsividade da AVEA, o parecer do Deputado Jarbas Lima ao projeto de Lei que autorizava a doação de uma área de 278ha. 6.813m2 a São Francisco de Assis, o Correio da Vila e o Jornal o Pó, a churrascaria do Bigode e as marchas de carnaval escritas pelo Éden Caldas.

14. O vianense Franklin Carvalho construiu o slogan pré-emancipacionista na campanha do asfalto da BR 377 , ligando Alegrete –  a vila de Manoel Viana e apresentado no CTG Sentinela das Missões em 07.10.1989 assim descrito: O PROGRESSO PEDE CARONA.

15.  Os vereadores (1993/1996) que criaram a Lei Orgânica Municipal em 1993, primeiros do município, foram: Jorge Tadeu Manara,Sidinei durgante, Manoel Carpes, Ione Olarte Caminha, Valdir Witt, Higino Gattiboni, Rosomar Lara Luis, Henrique Edilberto Porto e Zélia Guareschi Fagundes.

16. A primeira turma de formando do atual ensino médio de Manoel Viana é a turma de 1985, da Escola Manoel Viana. Os professores de 1983,1984 e 1985 foram os verdadeiros heróis do nascimento do então 2º grau.

17. Cláudio Cogo é o único vianense que foi campeão gaúcho – futebol profissional - 2000, pelo Caxias, da Cidade de Caxias do Sul, disputando as finais inesquecíveis com o Grêmio, em Caxias 3 a 0 e no Olímpico 0 x 0 ( dia 18 de junho - Grêmio: Sílvio; Ânderson Lima, Marinho, Alex Xavier e Roger; Ânderson Polga (Eduardo Costa), Itaqui (Beto), Zinho e Ronaldinho Gaúcho; Cláudio Pit-Bull e Amato. Técnico: Antônio Lopes. Caxias: Gilmar; Jairo Santos, Émerson, Paulo Turra e Sandro Neves; Ivair, Titi (Cláudio Cogo), Gil Baiano e Márcio; Jajá (Delmer) e Adão (Luciano Araújo). Técnico: Tite.

18. Idealizado pelo Jailso Alves Saldanha, popular Papa Figo, e Protazio Luiz, Patrão do CTG Vaqueanos das Missões, nasceu em 2010 a RIO EM RIMAS CIDADE DE MANOEL VIANA, já com três edições realizadas, reunindo trovadores do RS.

19. O atletismo da Escola Manoel Viana, principalmente, e as Invernadas de Danças do CTG Sentinela das Missões, CTG Vaqueanos das Missões e PQT Alma Nova ambientam ou ambientaram a cultura jovem tradicionalista na história da vila à cidade, encantando com apresentações locais e além fronteiras.

20. A princípal integração do MERCOSUL envolvendo Manoel Viana deu-se com Montevidéu no Uruguai, completando agora 10 anos de amizades e experiências fantásticas.

21.  O eucalipto histórico plantado nos anos 40 do século passado caiu em maio de 2013, na Praça central, próximo a Escola Salgado Filho.


22.  A maior expressão da beleza vianense nos anos emancipados está no Concurso Garota Verão envolvendo a Praia Rainha do Sol e Capão da Canoa, com histórias memoráveis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário