28/04/2023

O Jornal O Pó existiu aqui, hoje recordando algo de 1989.

 Em tempos de lutas há mais de uma década( Rádio Ibicui, nós e o legislativo vianense, primeira década deste século), mais de uma década pelo asfaltamento de um trechinho da ERS 176, menos de 100 km, lembro hoje em 2023 de uma luta da Gurizada(estudantes) em 1989 ( e anos anteriores) pelo asfaltamento da ERS 377 (vila Manoel Viana a Alegrete). Povo de pouca memória(somos, ao natural), traça poucos objetivos, não gera metas nas autoridades municipais, estaduais e federais. Sou da opinião que a LUTA precisa ser criativa e séria, PERMANENTE. Ler, leia o que registrei em setembro e Outubro de 1989 em rascunhos pessoais. O Jornal O Pó , mais rica História registrada da Vila, também foi o interlocutor das criatividades, campanhas e, inclusive, do surgimento da peça publicitária, o Progresso Pede Carona, de Franklin Carvalho (outubro de 1989), impulsionadora da vitória anos mais tarde.


A seguir escritos que fiz à época.

Em 16.09.1989 – Manhã – acertos para a Reunião que convoquei para as 16 horas (minha casa). 16h criar o Mov. Pró-asfalto ( Eu, o Eden, Quide e a Silvia compareceram).Próxima reunião com as entidades. Fiz cobranças.

 

Em 23.09.1989, reunião do Pó com as entidades de Manoel Viana, com finalidade de motivar todos pela luta do asfalto. Pelo Pó eu, o Éden, Miguel, Oclides e Inez. Debate aberto, CTG Sentinela das Missões, Ver. Jorge, Ver. Protásio, CODEC – Dorvalina, CORSAN – o Conrado, Associação Comercial “Trajano”, Consepro “ o Cesar”, Centro Administrativo Ione, CPM – Evilázio Bairros ( Veni, Tito Paulo). Criação do Slogan (concurso). O movimento não terá comandante, será das entidades, da comunidade. (Decidido).

 

Em 07.10.1989 – Às 20 h – Reunião no CTG Sentinela das Missões, todas as entidades reunidas, presença da Vice-Prefeita de São Francisco de Assis, Lucinda Chimelo, para divulgação do Slogan de Manoel Viana “ O Progresso pede Carona” de Franklin Carvalho. Presença especial de Adroaldo Brum que eu apresentei; música Nativa e após Janta.

 

Em 08.10.1989 Rosangela Suliman Trentin foi eleita Presidente do Bloco da Poeira e eu Paulo Pugliero fui eleito Vice-Presidente, visando carnaval 1990.

O Jornal O Pó, também, é fonte de pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário