08/04/2023

Reeleição não é Oxigenação na vida pública


Outro dia critiquei e chamaram-me a atenção. Verdade, já fui Reeleito. Não sou defensor da Reeleição na vida Pública, Cargos por eleição (Município, Estado e País). Vicia ser Vereador, deputado, Prefeito, Governador e Presidente, além, principalmente, de comprometer a lisura duma eleição direta e democrática, pois quem vai a RELEIÇÃO é privilegiado na Concorrência e seus "asseclas" respeitosamente fazem tudo para se manterem nos cargos, usando da máquina Pública(o Papel do Gabinete na Reeleição)  O bom assessor, seja assessor parlamentar, exercendo uma Chefia, ou exercendo Cargos de Secretários ou Ministros, óbvio que passam a ser "identidade" no Cargo, exigindo a Política e a Sociedade, ou a Sociedade e a Política, aquilo que Mosar da Costa já falava nos anos 90 para a Juventude do PTB de Santa Maria (um dos maiores líderes da latino América na Integração dos Parlamentos municipais dos Países do MERCOSUL), à época, significando Oxigenação na Política.  A Política é uma das grandes Conquistas da humanidade, sem ela não teríamos a evolução que temos hoje, com bilhões de seres humanos.  A reforma Política precisava ocorrer, mas eles não querem mudar a mamata. Não querem acabar com Vice-Prefeito, Vice-Governador e Vice-Presidente. A Política precisava ser dinâmica. É por isso que temos Partidos " usáveis por uns e outros" e que através de menos de meia dúzia de pessoas decidem os destinos duma eleição (o povo elege o que eles escolherem, com ruins alternativas, muitas vezes).  Partidos de verdade, o que é?

A CMT foi um sucesso (pelas sucessões de nomes) de João Sérgio Bordim/Manoel Caldas(da Gestão à época que criou a CMT), Beio Lamberty (1º Coordenador), Milton Saldanha, Fátima Salete Aquino, Zeca Vessozi, José Diocemar Cáceres, Paulo Pugliero a Dani Branchi Cáceres (última Coordenadora) - quantos líderes, pois nunca foi aceito mais que uma reeleição, pelo Estatuto. Uma gestão de um ano é o ideal, pois assim criamos e fortalecemos líderes. Renovar e Oxigenar. Hoje a CMT tem pouca expressão, principalmente, após a dolorosa Pandemia iniciada em março de 2020, mal que destruiu milhões de famílias, milhares de entidades e que abalou nossa CMT, também.

Outro dia, agora em Março de 2023, quando caminhava, ao final da tarde, soube que haveria uma reunião da CMT, no Centro de Cultura, com Diretor de Turismo e Cultura Eduardo Lara. Que joia. Tomara que a CMT ressurja e apresente novos líderes, afinal eles são os emissários dos Patrãos da entidades tradicionalistas de Manoel Viana. 

A Cultura é a expressão da riqueza de um Povo com vida própria!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário