Recebi a visita de Ana Leite e  Ronaldo Moraes Pizzi preocupadíssimos com a situação emergencial que enfrentam os agricultores familiares na seca 2011-2012, principalmente, no Assentamento Santa Maria do Ibicui.   A pauta de emergência que ocupa  os interlocutores é a carência de água para consumo humano e para os animais do assentamento Santa Maria do ibicui.  Acreditam que a defesa civil,  nas diversas esferas, poderia realizar uma parceria com o Exército Brasileiro e começar, imediatamente, este trabalho; Destacam que é urgente a busca de reservatórios(caixas de água)  e num segundo momento, em relação a água, a necessidade de poços artesianos , Bombas de Puxar água, nova rede de água e açudes; Também é muito urgente a distribuição de cestas básicas às 224 famílias que já enfrentam imensas dificuldades;  Também, há carência de alimentação para o gado e animais domésticos como criação de galinha, porcos e outros;  Também esperam a criação da BOLSA ESTIAGEM ÀS FAMÍLIAS ASSENTADAS, como pauta a ser analisada e decidida nas próximas semanas; Por fim é de destacar e cobrar uma renegociação das dívidas atuais que já estavam difíceis de serem cumpridas e agora com esta seca terrível têm causado maiores preocupações a estes produtores do município de Manoel Viana. Ana Leite, ainda, destaca que a pauta  da Via Campesina, FETAG e FETRAF precisa sair do papel e chegar a todos nós , também, com urgência.
A seguir o documento que foi entregue aos governantes na esfera municipal, estadual e federal. Com a palavra quem deve encaminhar o assunto.
SEU JOSÉ MAIDANA
DONA MARLI WALLAU
Dona Janete
Seu Vilmar Huttel
Segundo  Ronaldo Moraes estes são alguns dos mais de 800 moradores que produzem no Assentamento Santa Maria do ibicui, hj, um dos focos mais importantes da produção leiteira do município, em torno de 64 mil litros comercializados pela Cooperativa - COMAV.



Nenhum comentário:
Postar um comentário